domingo, 5 de dezembro de 2010

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS

Olá, gente amiga!


Hoje quero falar com vocês sobre um curso que estou concluindo: “Formação Continuada de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis”. O curso é completamente gratuito e a distância. Consegui realizá-lo através da Plataforma Freire (http://freire.mec.gov.br), no portal do MEC (http://portal.mec.gov.br). Essa plataforma oferece diversos cursos para professores da rede pública de todo o Brasil. Quando fiz minha inscrição poderia optar por 3 cursos (formação continuada), optei por dois que seriam realizados em meu estado (Alagoas): “Proinfo” e “Juventude, Trabalho e Educação”, realizados em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), respectivamente e o terceiro foi este, TICs Acessíveis, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Realizei minha inscrição em 2009 e em 2010 comecei a participar desta maravilhosa formação continuada. Infelizmente, os outros dois cursos não se concretizaram – acho que pelo excesso de “competência” na Educação do meu estado.
O fato é que estou adorando, o ambiente virtual é muito bom – TelEduc, o material que recebi pelos correios, sem qualquer custo, é excelente, incluindo cd. Tive acesso a vários softwares livres, sem contar com pessoas maravilhosas que conheci durante o curso, como a minha tutora Cindia e meu amigo Marden, com quem me identifiquei muito.
Quero destacar, em especial, algumas atividades realizadas durante o curso, pois, foi através das mesmas que pude colocar em prática muito do que aprendi durante o curso.
Em uma delas eu deveria planejar uma aula, utilizando uma Tecnologia Assistiva (TA), para um aluno portador de necessidades educacionais especiais (PNEEs).
Planejei minha aula para um aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de 40 anos, concluinte do ensino médio, que tem baixa visão. A TA utilizada foi o LentePro – ampliador de tela de computador criado pelo Projeto DOSVOX, do Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (utilização pública e gratuita). O referido aluno era excluído digital, então, também tive a oportunidade de introduzi-lo a este mundo maravilhoso. Todos os objetivos do planejamento foram alcançados, o aluno adaptou-se muito bem ao computador e à TA utilizada. Porém, pude observar que se esta TA tivesse associada ao DOSVOX – software baseado no uso de síntese de voz, desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que se destina a facilitar o acesso de deficientes visuais a microcomputadores - cumpriria com maior eficácia seu papel de inclusão.
Outra atividade que me chamou atenção foi quando, utilizei o Dasher  - software que permite os usuários escreverem sem utilizar o teclado. Pode ser adaptado para ser usado com o mouse convencional, touchpad, touch screen, roller ball, joystick, Wii Remote ou até mesmo mouses operados pelo pé ou cabeça.
A experiência com o Dasher foi assustadora e, ao mesmo tempo, gratificante. As dificuldades enfrentadas na realização dessa atividade foram imensas e quase me fizeram desistir de utilizá-lo. A partir daí percebi que tem um monte de gente preocupada com uma imensa população de pessoas que, por um acidente ou por algum problema congênito, poderia ficar à margem dessa revolução digital que estamos vivendo e que o uso das TAs carecem de muito treino e de pessoas habilitadas que orientem e encorajem os PNEs a utilizá-las, pois o início é muito difícil e extremamente desanimador.
No entanto, apesar de toda essa evolução tecnológica, é lamentável que ainda encontremos alunos, jovens e adultos, excluídos digitalmente, e que muitos professores não busquem esse caminho para incluir o aluno PNEEs, visto que nela há tantas possibilidades e tantos mundos a serem descobertos...

Um comentário:

  1. Aurineide! Parabéns pela sua postagem, além de relatar as atividades do curso, contextualizou sua aplicação, alertando para a necessidade urgente da inclusão e da formação e atualização dos professores.
    Ficaria interessante e enriquecedor acrescentar na postagem os links para os programas Dosvox e Dasher.

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